Quem não quer uma fórmula mágica que faça aumentar o faturamento, de preferência sem aumentar a carga de trabalho, de uma hora para a outra?
O problema é que não criaram esta magnífica fórmula mágica, e isso significa que ainda temos que trabalhar, e duro, em busca de mais faturamento.
Por falar nisso, existem três formas disso acontecer, vamos ver.
1. MAIOR FREQUÊNCIA DE COMPRA
Uma forma de aumentar o faturamento é fazer com que seus clientes comprem mais vezes de você. Mas em uma empresa contábil que o contrato é pela prestação mensal de serviços e com valor fixo isso quase não é possível.
No entanto é possível criar pacotes de serviços adicionais e atrair estes clientes que já estão em sua base e que já mantém um certo nível de confiança no escritório.
Levar treinamento de equipe, por exemplo, é uma ótima oportunidade. Somos especialistas em várias áreas e em muitas delas nossos clientes carecem de preparação. Desde o básico do Excel até as mais complexas atividades de departamento pessoal. Então em vez de todos os dias estar respondendo questões do gênero, preparar um treinamento e levar até à empresa do cliente, ou trazer a equipe do cliente até o escritório. E cobrar por isso, claro.
2. AUMENTO NO TICKET MÉDIO
Outra maneira de faturar mais é aumentando o valor do ticket médio de vendas. Isso acontece mais onde a gama de serviços ofertados é ampla e a relação de compra é diferente da nossa. Como já dito, estamos amarrados por contrato e isso nos limita ao valor acordado, porém quando passamos a agregar maior valor ao nosso trabalho, podemos consequentemente cobrar mais por isso.
Uma forma de agregar valor é identificar os pontos de maior dor do cliente e ofertar soluções para ele, assim quando cobrarmos o valor justo por nossos honorários teremos menos resistência do cliente em pagar.
E se você não cobrar o décimo terceiro honorário, diluindo-o mensalmente, cobrando adicional por serviços que outro não oferta. Por exemplo, pacotes de treinamento mensal onde pode ser ministrado pelo escritório ou por terceiro contratado.
3. MAIS CLIENTES
Por fim, acrescentar mais clientes à carteira para gerar mais faturamento. A atração de clientes novos, traz também maior demanda e exige preparo interno, tanto na estrutura física como de pessoal.
Esta atração de novos clientes em hipotese alguma deve ser pela redução do valor do honorário, pois certamente colocaria em risco a saúde financeira da companhia.
A arte de atrair novos clientes, quando já tem posicionamento sólido é mais fácil do que quando se está começando. Por isso é importante traçar um bom -planejamento estratégico e por em prática as armas do marketing. Usar a internet, em especial as redes sociais, é a grande sacada para quem busca atrair clientes novos.
Note que para quaisquer das três formas de aumento de faturamento eu incluí quesitos de inovação para o escritório, pois para se destacar no mercado e sair do "mais do mesmo" é preciso ser ousado e autêntico.
Via Gilberto Mendes (gmendes.com)
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