A importância de se ter um nicho de trabalho definido
Hoje eu vou te falar uma coisa que é contrária ao que muitos contadores e contadoras por aí fazem e esse é um dos motivos pelos quais seus escritórios não andam tão bem.
Você já ouviu aquela expressão que diz que quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada direito? Pois é, no caso dos arquitetos isso não é diferente. Quando o profissional começa a apontar para todas as direções, o resultado pode ser mais prejuízo que lucro.
O problema é que abraçar uma grande variedade de trabalhos com focos diferentes é uma prática comum e que deve ser revista, principalmente quando o seu escritório de Contabilidade não está indo tão bem quanto você gostaria que fosse.
Você já ouviu aquela expressão que diz que quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada direito? Pois é, no caso dos arquitetos isso não é diferente. Quando o profissional começa a apontar para todas as direções, o resultado pode ser mais prejuízo que lucro.
O problema é que abraçar uma grande variedade de trabalhos com focos diferentes é uma prática comum e que deve ser revista, principalmente quando o seu escritório de Contabilidade não está indo tão bem quanto você gostaria que fosse.
Por que ter um público específico?
Quero te ajudar a entender a importância de direcionar os seus trabalhos e serviços a um tipo de cliente específico, ou seja, a um nicho bem determinado.
Escolher um nicho específico dentre tantos para atender é importante porque permite que o profissional se especialize naquele tipo de trabalho e seja cada vez melhor nele.
É comum as pessoas procurarem os profissionais que são considerados os melhores em determinada área, mas como eles se tornam os melhores? Especializando-se.
Escolher um nicho específico dentre tantos para atender é importante porque permite que o profissional se especialize naquele tipo de trabalho e seja cada vez melhor nele.
É comum as pessoas procurarem os profissionais que são considerados os melhores em determinada área, mas como eles se tornam os melhores? Especializando-se.
Vamos a um exemplo prático
Vamos supor que você deseje alguém para fazer um serviço de Contabilidade em um consultório médico. Quem você vai contratar: aquele que está acostumado a trabalhar com igrejas e associações, aquele que trabalha com tudo ou aquele que tem ampla experiência no trabalho com consultórios médicos, dedicando-se apenas a esse tipo de projeto?
Se você respondeu a terceira opção, ou seja, respondeu que escolheria alguém que trabalha apenas com um tipo de projeto, saiba que a sua escolha é a mesma escolha de grande parte dos clientes.
E isso é muito coerente. Imediatamente vem à nossa mente que aquela pessoa mais especializada domina completamente aquele assunto e vai saber coisas que os demais nem imaginam que exista.
Se você respondeu a terceira opção, ou seja, respondeu que escolheria alguém que trabalha apenas com um tipo de projeto, saiba que a sua escolha é a mesma escolha de grande parte dos clientes.
E isso é muito coerente. Imediatamente vem à nossa mente que aquela pessoa mais especializada domina completamente aquele assunto e vai saber coisas que os demais nem imaginam que exista.
A conquista de um mercado fidelizado
A partir do momento em que você define qual vai ser o nicho de público com o qual vai trabalhar e se especializa nisso, o serviço que você prestará será muito melhor. O nível de qualidade dará um grande salto e isso, além de atrair novos clientes, faz com que eles sejam fidelizados.
O processo é simples:
1 – Alguém procura o seu escritório de Contabilidade buscando um serviço no qual você é especialista;
2 – O trabalho que você realiza é muito bom, com qualidade superior aos concorrentes, afinal estuda esse tema à fundo;
3 – Isso faz com que o cliente queira sempre os seus serviços e, dessa forma, ele se torna fiel, pois sempre vai contratá-lo quando for necessário;
4 – Quanto mais você trabalha com esse nicho, mais capacitado nele você fica e melhor sua reputação e posicionamento.
O benefício da propaganda
Definir um nicho específico de público para trabalhar também é benéfico com relação ao Marketing popular, o famoso boca a boca. Quando o cliente contrata os seus serviços e gosta, justamente porque você é especialista na área de trabalho em que atua, ele irá fazer propaganda para amigos, familiares e colegas de profissão.
Dessa forma, a cartela de clientes do seu escritório vai crescer bastante, bem como os lucros.
Quanto ao Marketing online então, nem se fala. Com as ferramentas e conhecimentos certos, você pode optar por exemplo para atrair apenas pessoas recém-formadas. Quando eu ensino essas técnicas no curso fechado Reserva de Lucro, as pessoas ficam boquiabertas
Dessa forma, a cartela de clientes do seu escritório vai crescer bastante, bem como os lucros.
Quanto ao Marketing online então, nem se fala. Com as ferramentas e conhecimentos certos, você pode optar por exemplo para atrair apenas pessoas recém-formadas. Quando eu ensino essas técnicas no curso fechado Reserva de Lucro, as pessoas ficam boquiabertas
As parcerias
Definir um nicho específico também abre portas para a realização de parcerias que vão ajudar a alavancar a popularidade e os negócios do seu escritório de Contabilidade.
Quando um escritório decide trabalhar em determinada área, fechando o seu nicho de atuação, ele pode fechar parcerias com empresas que atuem nessa mesma área. Dessa forma, há uma troca de propagandas, já que uma empresa pode divulgar a outra.
E ainda tem um efeito interessantíssimo e muito eficaz: você deixa de ser concorrente de vários dos seus colegas contadores e passa a ser parceiro deles. Isso porque você pode indicar para os seus colegas aqueles projetos que não são seu foco e, com isso, gerar uma alta reciprocidade. Você nem imagina o poder que isso tem!
Quando um escritório decide trabalhar em determinada área, fechando o seu nicho de atuação, ele pode fechar parcerias com empresas que atuem nessa mesma área. Dessa forma, há uma troca de propagandas, já que uma empresa pode divulgar a outra.
E ainda tem um efeito interessantíssimo e muito eficaz: você deixa de ser concorrente de vários dos seus colegas contadores e passa a ser parceiro deles. Isso porque você pode indicar para os seus colegas aqueles projetos que não são seu foco e, com isso, gerar uma alta reciprocidade. Você nem imagina o poder que isso tem!
Mas como definir um nicho de público?
Aqui, no Reserva de Lucro, nós sabemos que não basta saber que é preciso definir um nicho: é preciso saber como eleger um nicho específico para atuar. E você sabe como fazer isso? Se você não sabe, Eu vou te ensinar agora.
O que você gosta de fazer?
Em primeiro lugar, o escritório precisa se especializar em um nicho que traga prazer, que traga realização. Esse deve ser um ponto a levar em conta no momento de decidir qual será a sua especialidade ou a especialidade do seu escritório de Contabilidade.
O que falta no mercado?
Essa é outro item que deve ser pensado na hora de escolher um nicho específico para trabalhar. É preciso fazer um estudo sobre o mercado de Contabilidade: quais são os nichos que estão saturados? Onde já há muitos profissionais trabalhando? Onde há carência de profissionais?
Quando for definido quais são os nichos do mercado que estão com falta de profissionais, começa a seguinte reflexão: desses espaços com possibilidade de crescer, com quais eu me identifico? O que eu sei fazer? O que nos leva ao próximo item.
Quando for definido quais são os nichos do mercado que estão com falta de profissionais, começa a seguinte reflexão: desses espaços com possibilidade de crescer, com quais eu me identifico? O que eu sei fazer? O que nos leva ao próximo item.
O que você sabe fazer?
Não adianta gostar de determinada área e ter espaço disponível no mercado se não houver conhecimento e habilidade para desenvolver o trabalho. Na hora de escolher qual nicho do mercado será a especialidade do escritório de Contabilidade é preciso levar em conta o que se sabe fazer.
Um trabalho de qualidade passa pelo conhecimento daquilo que se pretende fazer e isso é um ponto importante para atrair os clientes e mantê-los fiéis.
Um trabalho de qualidade passa pelo conhecimento daquilo que se pretende fazer e isso é um ponto importante para atrair os clientes e mantê-los fiéis.
O que seus clientes anteriores podem te ensinar sobre isso?
Se você já possui escritório de Contabilidade, identifique os 20% de clientes que te deram mais prazer e te possibilitaram mostrar melhor suas habilidades. Isso é um grande indício de que esse pode ser o nicho adotado.
Não tenha medo de engatinhar
Estabelecer-se em um nicho especifico dá trabalho e não se pode achar que o começo será um mar de rosas: é preciso ter consciência de que o prestígio em um nicho é construído degrau por degrau e não acontece de uma hora para outra. Por isso, ter paciência para passar por esse processo e não ter medo de aprender sempre mais é fundamental.
Quais são as tendências?
Sempre há nichos que possuem mais tendências a crescer e é preciso que seu escritório de Contabilidade identifique quais são esses nichos promissores. Um bom exemplo, são as propriedades rurais com viés mais ligado à sucessão familiar sustentabilidade.
Já achou seu nicho?
E aí, você já encontrou o seu nicho de trabalho? Se a resposta for sim, você fez algum outro caminho para encontrá-lo? Escreva aí embaixo, pois vamos ficar muito felizes em saber o que tem a dizer.
E não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus familiares, com seus amigos e com seus colegas de trabalho. Para construir um mercado de trabalho melhor e com mais qualidade é preciso a colaboração de todos, inclusive a sua.
E não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus familiares, com seus amigos e com seus colegas de trabalho. Para construir um mercado de trabalho melhor e com mais qualidade é preciso a colaboração de todos, inclusive a sua.
Via Gilberto Mendes (gmendes.com)
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